Lama Chimed Rigdzin começou a receber o treinamento tradicional na linhagem de Kathok, do budismo tibetano, ainda muito jovem.
Este treinamento teve início com seu tio, Lama Agne. Mais tarde, tomou os votos monásticos no Shiwa Lhatim Tashi Thargye Ling Gonpa. Na sua adolescência, viajou com Tulku L’hoga Rinpoche, de Kathok, para essa renomada universidade monástica de Kathok, onde seu treinamento incluiu as cinco principais disciplinas – Filosofia, Artes, Astrologia, Medicina e Lógica – completando também o tradicional retiro de três anos sob a direção de seu tio Khenpo Tsultrim Tharchin, com ensinamentos de Dzogchen transmitidos por Khenpo Ngagchung.
Após ter finalizado com sucesso este avançado treinamento e depois de ser submetido à períodos intensivos de testes orais, foi agraciado com o título de Lama de Kathok, a mais importante instituição de ensino da linhagem Nyingma.
Depois de ter sido agraciado com o chapéu de Lama em Kathok, Lama Chimed viajou a Serthar/Larung Gar para receber ensinamentos de Tsa Lung e Dzogchen com Khenpo Jigme Phuntsok e fazer um retiro sob a sua orientação. Mais tarde, fez peregrinações a muitos locais sagrados no Tibete e, durante essas viagens, foi a Lama Ling em Kongpo/Pemacote, onde recebeu os ensinamentos sobre Tröma de Semo Detchen Yudron, Dechen-la, filha de Dudjom Rinpoche, que muitos consideram ser uma emanação de Tröma.
Lá ele recebeu o ciclo completo de Tröma, incluindo os ensinamentos profundos, de Dechen-la e de seu consorte Chonyid Rinpoche, participando de um retiro por eles conduzido.
Lama Chimed então mudou-se para a universidade monástica de Mindroling, na India, onde passou muitos anos estudando e ajudando nas atividades diárias. Lá obteve outros ensinamentos profundos e iniciações, que estão documentados na Carta de Introdução de Minling Lodi Gyari Rinpoche.Nos últimos anos que permaneceu no monastério de Mindroling, Lama Chimed viajou por Taiwan com Minling Trichen Rinpoche. Após isso, viajou sozinho pelo sudoeste asiático concedendo ensinamentos.
A vinda de Lama Chimed para o Ocidente
Em 2001, quando foi convidado por Chagdud Rinpoche (Tulku Thupur) para vir com ele para o ocidente assisti-lo nos ensinamentos e trabalhos artísticos nos centros ocidentais do Chagdud Gonpa, Lama Chimed já vivia há alguns meses no monastério de Chatral Rinpoche, no Nepal. Tendo tido a concordância de Chatral Rinpoche, Lama Chimed aceitou o convite de Chagdud Rinpoche, e iniciaram a viagem juntos rumo ao Brasil, passando o Ano Novo ocidental para 2002 na Tailândia. Chegaram ao Brasil para o Drubchen de Vajrakilaia daquele ano (ver foto).
Ainda em 2002, ambos Lama Chimed e Chagdud Rinpoche entraram em retiro, no mesmo dia, Chagdud Tulku no Khadro Ling e Lama Chimed no Uruguai. Lama Chimed fez retiro no Uruguai para preparar as fundações espirituais para que pudesse ser estabelecido um Gonpa ali, futuramente. Dois meses após o início desse retiro, Chagdud Rinpoche veio a falecer. Lama Chimed finalizou o retiro de seis meses confirme tinha sido combinado, e permaneceu dando suporte aos centros vinculados ao Khadro Ling até o final de 2008, quando finalizou as atividades com as quais tinha se comprometido com Chagdud Rinpoche.
Chagdud Rinpoche trouxe muitos Lamas Tibetanos para o ocidente, sendo Lama Chimed o último deles.
Em 2007, Lama Chimed viajou ao Tibete com sua hoje ex-esposa, quando ela fez retiro de Dzogchen sob a orientação de Khenpo Ngachung. Nesta ocasião, Khenpo Ngachung percebeu que Lama Chimed traria mais benefício estabelecendo a sua atividade desvinculada do Khadro Ling, e assim o orientou.
Em dezembro de 2008, logo após a consagração do Palácio de Guru Rinpoche no Khadro Ling e da consagração da estupa de Chagdud Rinpoche no Dawa Drolma, em Belo Horizonte, Lama Chimed entrou em um retiro de seis meses na sua casa no Khadro Ling para honrar o compromisso com Khenpo Ngagchung, que indicou Visconde de Mauá (no estado do Rio de Janeiro) como um lugar onde a atividade do Lama Chimed traria florescimento ao Dharma, mantendo a linhagem do monastério mãe da escola Nyingma: Kathok Gonpa. Assim, nasceu o Shiwa Gonpa Dorje Chokhor Ling.